terça-feira, 18 de outubro de 2011


TAREFA CUMPRIDA!!!

Ekiligados nas tarefas antecipadas, nossos apimentados  gincaneiros equipéquentes, como quem chegaedali, apresentaram suas belas obras literárias.
Parabéns a todas as equipes pelos ótimos textos, com destaque para a Equipéquente  que prestou  uma emocionante homenagem a nós,  Servidores Públicos.
Vamos conferir o resultado de mais esta etapa que conferiu 100 pontos a cada equipe, 



Equipe Equipéquente:
SOLDADOS SERVIDORES
A história da democracia teve sua origem na Grécia antiga, mais precisamente em Atenas e recebeu o apoio teórico de pensadores e filósofos como Aristóteles. Começa, então, a surgir um modelo de Estado do qual, para sua estruturação, necessitada de pessoas, servidores, para impulsionar sua organização. Por tratar-se de um período onde existiam muitos conflitos, a maioria dos servidores deste Estado eram soldados, os quais tinham por responsabilidade servir e defender a sua Nação.
Com o passar dos anos, a figura do Estado foi se modernizando, evoluindo até chegar ao modelo que hoje é conhecido. A principal mudança é que a maioria dos servidores das citadas épocas longínquas eram soldados e, hoje, podemos afirmar que todos, na sua totalidade, são soldados. SOLDADOS, não com armas, mas soldados guerreiros que empunham bravamente suas bandeiras e, particularmente em nosso caso, a Bandeira de Bombinhas.
Soldados Servidores Públicos Municipais que lutam incansavelmente, diariamente, de sol a sol, no calor e no frio, na difícil batalha que é a educação de nossos filhos, a saúde de nosso povo, a manutenção de nossa cultura, o bem estar de nossa comunidade, a preservação do nosso ambiente, a beleza das nossas praias, a limpeza de nossas ruas. Soldados Servidores que muitas vezes deixam de lado sua “farda” para se tornarem psicólogos com palavras amigas, tentando amenizar e entender os problemas de nossa gente, as quais depositam neles suas expectativas e anseios.
Soldados Servidores, muitas vezes incompreendidos, mas que nunca, jamais, abandonam a luta. 
Soldados Servidores, muitas vezes máquinas, engrenagens principais desta complexa estrutura chamada de Administração Pública.
Bendito sejam Servidores Públicos. Que o Pai Celestial, seja qual for a tua crença, continue te abençoando sempre. QUE TUA LUTA NUNCA SEJA EM VÃO.
Ramon Peres de Souza
Assessor Jurídico da Câmara
Funcionário Publico Municipal

Equipe Apimentados:
NÓS, SERVIDORES
A palavra servidor público é usada para designar todas as pessoas físicas que prestam serviços ao estado e as entidades de administração, direta ou indireta.
Acerca do servidor pesa um perfil deveras preocupante, não raro é taxado de incompetente, preguiçoso...
Estudos revelam que o nível educacional dos servidores em geral é composto, por graduados e pós-graduados. A pergunta que não quer calar: por que então o seu grau de sensibilidade não corresponde no sentido de procurar melhor compreender as pessoas? De onde vem a falta de paciência, a intolerância somada a burocracia? E suas normas inflexíveis?
A saída talvez seja a descentralização e a delegação de autoridade somada ao incentivo à criatividade e à inovação. Focar a gestão no “cidadão-funcionário” seria a mola mestra, o fio condutor. Entendendo assim, que o servidor é também cidadão, merecedor de respeito e de valorização. No setor público sempre existirá gente que faz corpo mole, mas também, há uma grande quantidade de gente com garra.
A sensação de estar fazendo algo pela nossa cidade traz muita alegria. A melhoria da eficiência do servidor público e da qualidade dos serviços prestados ao cidadão, depende da valorização do funcionário e de capacitação permanente. Bem como do comprometimento de cada servidor.
Segundo Dalmir Santana, no seminário do dia 19 de julho, a palavra trabalho tem origem no latim tripaliari que significa instrumento de tortura. Aprofundando sua pesquisa, soube que também existe a origem hebraica abador que significa servir a Deus.
Servir divinamente, com amor e paixão, nos fará mais felizes e mais realizados. Nós, servidores temos que reconstruir nosso perfil para que nos tornemos cidadãos respeitados, cumpridores do nosso dever, o dever do bem servir.
Giseli Rodrigues
Secretária de Educação
Servidora Pública Municipal

Equipe Chegaedali:
SERVIDOR PÚBLICO
Nas instituições federais, estaduais e municipais, o servidor público é o protagonista do processo de democratização de uma sociedade, são os pilares sólidos que estão em todos os territórios, e necessários à funcionalidade de um país. Tem-se nos quadros do funcionalismo público, muitos profissionais sérios, capacitados, e que fazem de suas carreiras exemplos de honra e compromisso com a comunidade a que servem, o esforço é pelo bem comum.
A mídia e o mau exemplo de uma minoria, às vezes mostram uma imagem dos servidores como pessoas pouco produtivas e vilões da sociedade. Mas o servidor público é o professor, o médico, o enfermeiro, o operário braçal, o dentista, o procurador, o contador, o recepcionista, o bibliotecário, o vigia, o agente de saúde e tantos outros. É quem salva vidas, é quem educa, é quem cuida da saúde, educação e a cultura de uma sociedade, é quem constrói um lugar possível de se viver e se organizar com igualdade.
Um dos maiores anseios de todo servidor público é o reconhecimento pelo seu trabalho e a valorização de sua contribuição para a comunidade. Sua práxis trabalhista nem sempre tem boa acolhida salarial. Às vezes tem que recorrer às reivindicações salariais, amparado somente na confiança em seu talento produtivo, ato que pode participar sem medo e sem ressentimento, pois é movido pela razão e não pelo impulso, sabe de seus direitos e de seu valor. Tanto tem valor que o cargo de servidor público sempre foi almejado.
O senso de justiça pelo bem comum, o desprendimento de seus próprios interesses e a capacitação, fazem parte do universo de muitos servidores. È primordial que os líderes reconheçam o valor e a competência de cada um para que um grupo de servidores se torne uma equipe que saiba almejar, planejar e atingir metas, tornando-se cada vez mais úteis no processo democrático.
                                                                                                          Janaína Pereira
                                               Gestora Escolar do CEI Sítio do Pica-pau Amarelo
Funcionária Pública Municipal



Equipe Ekiligados:
O IMPORTANTE PAPEL DO SERVIDOR PÚBLICO
Os Servidores públicos constituem uma das mais antigas e tradicionais classes trabalhadoras, desempenhando papéis importantes na sociedade, pois estão destinados a atender aos cidadãos em seus interesses e direitos sociais estabelecidos: direito a educação, saúde, segurança, emprego, emissão de documentos.
Baseado nestas definições, nós servidores público, temos que cumprir nosso papel com excelência, procurando otimizar ao máximo nosso trabalho, atendendo bem o cidadão, que é nosso cliente, pois não devemos esquecer que prestamos serviços a uma empresa pública e como toda empresa sobrevive de seus clientes, no caso, nossa clientela é o povo que vem solicitar de nós, servidores públicos, a resolução de seus problemas e temos que estar receptivos a solucioná-los da melhor forma possível.
Estarmos sempre asseados, com um sorriso no rosto e com boas práticas no atendimento ao cidadão, assim estaremos melhorando o nosso convívio social e o da nossa Instituição.
Escolher ser servidor público não significa ter bons salários, por uma vida de sacrifício e dedicação, por uma vida de serviços prestados em prol da comunidade, ao contrário, quase sempre a remuneração é modesta, muitas vezes, incapaz de assegurar um patrimônio mínimo o suficiente para garantir uma velhice confortável. Mas recompensados por bem servir o próximo, sejamos felizes.
Portanto, Servidor Público, vamos criar um círculo de atitudes positivas de bom atendimento, de educação, de respeito, de polidez, de tratar o próximo com carinho e atenção. Vamos tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados.
Telma Inês da Silva Lara
Assessora de Comunicação da Câmara
Servidora Pública Municipal 

2 comentários:

  1. ADOREI A PROVA DE HOJE. JOGAR FUTEBOL. FOI MARA...PENA QUE A GENTE PERDEU, MAS NÃO FAZ MAL, ISTO FAZ PARTE DA ESPORTIVIDADE... DESCOBRI O MEU TALENTO NO GOL. E AI, PESSOAL, ESTOU ACEITANDO PROPOSTAS DE CONTRATAÇÕES...RSRSRSRSRS... BRINCADEIRINHA. PARABÉNS A TODAS AS MENINAS, MOSTRARAM A QUE VIERAM E PARABENS A EQUIPE DA ORGANIZAÇÃO.
    NAO POSSO ESQUECER DOS SENHORES QUE FORAM ABRILHANTAR A FESTA, PARABENS E OBRIGADA.

    ANDREIA TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE!!! A PROVA FOI MUITO BOA!ESTAMOS TODAS DE PARABÉNS! A EQUIPE ORGANIZADORA MUITO OBRIGADA POR TEREM PENSADO EM PROPORCIONAR ESTES MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO E DIVERTIMENTO PARA NÓS SERVIDORES PÚBLICOS!
    NOSSA GOLEIRA ANDRÉIA TEIXEIRA FOI MARAVILHOSA!! E A CLAUDINÉIA SURPRENDEU!!!
    BEIJÃOOO PARA TODA EQUIPE EKILIGADOS! RAQUEL BAVARESO

    ResponderExcluir